Energia limpa para automóveis no Sul do país
Cenário/Desafio
Viabilizar um sistema de abastecimento automotivo com energia limpa para suprir as frotas baseadas em alimentação elétrica na rota do Rio Grande do Sul, ligando Santa Catarina e Uruguai, Paraná e Argentina, em um fluxo de Foz do Iguaçu a Buenos Aires, via BR 116.
Planejamento/Execução
Projeto de iniciativa conjunta da CEEE/Grupo Equatorial, Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo esta última a sua idealizadora, a partir da proposta da professora Alzenira Abaide, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade, motivada por um edital da Aneel.
Entre 2020 e 2021 o projeto, ainda um sonho em esboço, foi apresentado pela Universidade à CEEE, antes da privatização, sendo abraçado em definitivo pela Equatorial, empresa que passou a controlar a CEEE e que logo entendeu a sua importância, pelo aspecto ambiental e econômico, bem como pela sua contribuição com a sustentabilidade na região.
Nesse momento, a Vind foi acionada pela Equatorial para o fornecimento de um aerogerador, com algumas customizações, a partir das especificações da Universidade, visto que os existentes no mercado, inclusive os chineses, não tinham a envergadura necessária.
O modelo especificado foi de um aerogerador de 24 kW, que teve um upgrade proporcionado pela Vind para 35kW de potência.
O aerogerador Vind foi instalado no Posto Buffon, um dos eletropostos da Rota Elétrica Mercosul, pioneiro sistema do Rio Grande do Sul de abastecimento de veículos elétricos, na BR 101, em Osório, no Litoral Norte, que entrelaça dez postos entre 100 quilômetros cada um.
A geração de energia nesse eletroposto é híbrida, ou seja, além do aerogerador, conta também com placas fotovoltaicas, tudo conectado a um banco de baterias (BESS – Batery Energy Storage System) desenvolvido pela WEG, o qual também pode direcionar a energia para a rede de distribuição, caso as baterias estejam totalmente carregadas.
Para a perfeita interação das tecnologias no sistema da WEG, a Vind instalou um inversor diferenciado, desenvolveu um protocolo de comunicação específico e realizou alguns ajustes de software, que ainda pode evoluir, a partir da coleta de dados de produção que já começaram a ser disponibilizados.
Resultados
O armazenamento em baterias propicia a disponibilização de energia para o carregamento dos veículos elétricos a qualquer hora do dia. A adoção de fontes híbridas reduz, também, a intermitência da geração de energia, especialmente porque a incidência de ventos é maior no período da noite, quando não há produção fotovoltaica. Uma vez carregadas as baterias, o BESS injeta a energia produzida na rede de distribuição, ampliando os recursos de geração e economicidade.
É um sistema de energia off-grid, conectado diretamente ao BESS, que, por sua vez, se conecta com a rede pública, mostrando a flexibilidade e a sustentabilidade do modelo de autogeração de energia limpa.
A Vind dedicou pouco mais de um ano de trabalho para a viabilização desse projeto, desde a demanda de produção e customização do modelo do aerogerador até seu comissionamento, tendo a inauguração do eletroposto de Osório ocorrido no último mês de dezembro de 2023.
Para a Vind, a participação no projeto da Rota Elétrica Mercosul tangibiliza a viabilidade do uso dos seus aerogeradores em projetos de abastecimento de carros elétricos, que podem ser replicados em diversas localidades do Brasil, a custos acessíveis e sem a necessidade de reforço substancial nos sistemas de geração, transmissão e distribuição.